Quando procurar um otorrinolaringologista?

Otorrinolaringologista é o médico especialista em diagnosticar e tratar problemas relacionados aos ouvidos, nariz e garganta. São diversas as causas que podem levar um paciente a procurar por um otorrino. 

Vamos descobrir mais a seguir!

Tratamento de doenças com o otorrino

Doenças e distúrbios que envolvem a cabeça e o pescoço como um todo são tratados pelo otorrinolaringologista. Conheça alguns:

  • Tontura

Esse sintoma é frequentemente associado a alguma desordem do ouvido interno, que é o responsável por levar informações de equilíbrio para o cérebro.

Como consequência, a pessoa sente tontura, vertigem, perda de equilíbrio, náusea e vômito, zumbido e pressão nos ouvidos, devendo consultar o otorrinolaringologista o quanto antes.

  • Alterações das pregas vocais

Várias patologias podem ocorrer nas pregas vocais, como nódulos, pólipos, cistos ou irritações.

Um problema muito comum é a rouquidão, quando há uma alteração na qualidade da voz. As causas são devido ao uso incorreto da voz, tumores benignos e malignos, ou inchaço das cordas vocais. Quando esse sintoma se estende por mais de duas semanas é muito importante a avaliação com otorrino.

  • Desvio de septo

O desvio de septo ocorre quando a estrutura - composta por cartilagem, ossos e mucosa - que divide as duas narinas não é reta. 

Esse desvio, quando afeta a respiração, deve ser tratado pelo otorrinolaringologista. É de ordem congênita ou manifestado durante a infância, durante o desenvolvimento dos ossos faciais. Pode também ser provocado por traumas. 

  • Adenoide

Adenoide corresponde aos dois aglomerados de tecido linfoide localizados atrás do nariz e acima da garganta. Essa estrutura é uma forma de defesa do organismo contra partículas aéreas, vírus e bactérias. 

Problemas na adenoide envolvem a obstrução da passagem de ar pelo nariz, conhecido como hipertrofia da adenoide. Também pode ocorrer infecção por vírus ou bactérias.

A rinite alérgica é caracterizada por um quadro de sintomas de espirros, coriza e irritação no nariz. É a inflamação da mucosa do nariz, quando o corpo responde a substâncias alérgenas.

  • Sinusite

A inflamação da mucosa dos seios da face e da mucosa nasal pode ser causada por agentes infecciosos ou por fatores alérgicos. 

Pressão e dor facial e redução ou perda de olfato são sintomas da sinusite.

A otite provocada por vírus ou bactérias pode ser causada por alergias ou complicação de um resfriado e gripe. É muito comum em crianças, mas pode atingir pessoas de todas as idades. 

O sintoma mais comum da otite é a dor de ouvido e o tímpano avermelhado.

Sintomas que levam alguém a procurar um otorrinolaringologista

Alguns sinais e sintomas manifestam-se no corpo e merecem atenção, pois podem indicar a necessidade de consulta com um otorrino.

É claro que esses sintomas estão todos relacionados à afecções do nariz, ouvido, garganta e pescoço. Confira:

  • Rouquidão da voz;

  • Dor de ouvido;

  • Dor de garganta;

  • Prurido no ouvido;

  • Sangramento nasal;

  • Tosse;

  • Obstrução nasal.

Por isso, é importante que o otorrinolaringologista faça uma avaliação do paciente para dar o diagnóstico correto. 

Acompanhamento do otorrino durante todas as fases da vida

Apesar das pessoas procurarem pelo otorrino quando percebem algum sintoma relacionado à uma doença ou disfunção que ele pode tratar, é preciso consultar-se com esse especialista regularmente, desde a infância.

Na verdade, recém-nascidos também precisam de acompanhamento do otorrino para tratar malformações congênitas, caso existam, por exemplo.

Crianças costumam adquirir mais facilmente infecções, pois introduzem acidentalmente corpos estranhos no nariz, ouvidos e estão mais expostas à substâncias alérgenas. Assim, para cuidar delas, o otorrino é um médico essencial.

Na fase adulta e na terceira idade, o cuidado continua. Para quem já possui rinite, labirintite, sinusite e outros incômodos, o acompanhamento é necessário durante toda vida. 

Gostou de saber da importância de procurar um otorrinolaringologista? Aproveite e agende sua consulta! A Clínica Regina Ortega e seus profissionais estão prontos para te atender.

 

Dra. Regina Stela Roland Ortega

Otorrinolaringologista

CRM/SP 33487 / RQE 8904

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

ou preencha o formulário abaixo:

PRÉ-AGENDAMENTO

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar