De acordo com o Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda, 10,7 milhões de pessoas têm deficiência auditiva no Brasil. Desse total, 2,3 milhões têm deficiência severa.
Apesar dos dados alarmantes, hoje temos opções de tratamento que auxiliam os pacientes a conseguirem ouvir e ter uma melhor qualidade de vida, como o aparelho auditivo.
Muitas pessoas ainda desconhecem como o aparelho auditivo funciona e, por isso, alguns preconceitos são muito comuns popularmente. É por isso que, nesse artigo, vamos explicar melhor esses detalhes e te contar sobre 6 mitos sobre o uso de aparelho auditivo. Confira!
Mito 1: A maior parte das perdas auditivas não têm nenhuma solução e, por isso, não devo procurar o aparelho auditivo
Felizmente, hoje, temos tecnologias avançadas o suficiente para tratar e ajudar diferentes problemas de perda auditiva.
Cerca de 95% das pessoas com perda auditiva neurossensorial podem escutar melhor com uso de aparelhos auditivos e terem suas vidas transformadas. Mas, não só o aparelho auditivo, outros equipamentos também auxiliam pacientes com essas condições, como o implante coclear.
Para saber qual o melhor tratamento para seu caso, é essencial se consultar com o otorrinolaringologista e, se necessário, com fonoaudiólogos especializados em audiologia.
Mito 2: Os aparelhos auditivos são difíceis de serem usados
A cada ano que passa, os aparelhos auditivos passam por crescentes evoluções devido aos avanços tecnológicos na área da saúde.
Hoje, podemos dizer que existem muitos modelos, tamanhos e variadas potências de aparelhos auditivos e que podem ser indicadas e escolhidas de acordo com a preferência e necessidade do paciente.
Além disso, as habilidades para utilizá-los e de adaptação devem ser acompanhadas por profissionais de confiança, como o otorrino e outros profissionais da audição.
Mito 3: Só quem tem perda auditiva grave precisa de aparelhos auditivos
Assim como a perda auditiva grave e outros casos sérios, a perda auditiva leve também é uma deficiência com tratamento.
Pacientes com a condição também podem passar por dificuldades auditivas e sociais e o uso do aparelho auditivo pode ser fundamental para melhorar a qualidade de vida deles.
Além disso, um tratamento adequado com um otorrino de confiança enquanto a perda é leve pode retardar a evolução para uma perda auditiva grave.
Vale ressaltar que nossa audição é um sentido fundamental para o desenvolvimento pessoal, profissional e social, portanto, deve ser preservada.
Mito 4: Somente pessoas mais velhas possuem perda auditiva e usam o aparelho auditivo
A perda auditiva pode afetar pessoas de todas as faixas etárias, não só a terceira idade!
Estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) já revelaram que cerca de 360 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de perda auditiva. Em países desenvolvidos, mais de 43 milhões de pessoas, entre 12 e 35 anos, já sofrem de surdez.
E sabe qual um dos grandes causadores da perda auditiva no mundo atual? O uso inadequado de fones de ouvido. Sim, ouvir música muito alto e frequentemente pode trazer problemas à audição e levar a perda auditiva.
Mito 5: O uso do aparelho auditivo chama muita atenção
O aparelho auditivo nada mais é do que um dispositivo eletrônico que ajuda pessoas com perda auditiva ou surdez absoluta conseguirem ouvir melhor e terem mais qualidade de vida.
Ele converte ondas sonoras em sinais elétricos e os manda diretamente a um amplificador, que eleva a potência dos sinais e os envia para o ouvido através de um receptor.
Sua aplicação no dia-a-dia é em toda hora, pois convivemos com pessoas e as relações sociais podem ser afetadas por conta da surdez: pedir para pessoas repetirem o que acabaram de falar, não compreender histórias, responder equivocadamente uma pergunta…
Todas essas situações podem acabar acontecendo e comprometendo, até mesmo, a autoestima do paciente.
É por tudo isso que o aparelho auditivo não deve ser considerado como uma questão estética, mas sim, como um facilitador importante para esses pacientes – sem falar que existem várias cores e modelos, podendo optar por um mais discreto
Mito 6: Pessoas que usam aparelho auditivo não conseguem falar pelo telefone
Graças à tecnologia, mais uma vez, existem vários aparelhos auditivos e acessórios que permitem que as pessoas utilizem eletrônicos e ouçam o que quiserem, inclusive, por bluetooth. Você sabia?
O som da televisão, músicas e ligações telefônicas de forma simultânea podem ser transmitidas diretamente ao aparelho auditivo, sem complicação ou desconforto.
Com essas inovações, o paciente pode conversar pelo telefone como qualquer outra pessoa, necessitando de poucos ajustes no celular para adaptá-lo ao aparelho.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato para que nós possamos te ajudar!