(11) 5522-0313 clinica@reginaortega.com.br

Contato

Cirurgias de ouvido

Cirurgias de ouvido: conheça os principais procedimentos

As cirurgias de ouvido são realizadas quando são encontrados problemas que comprometem a saúde auditiva, sendo capaz de curar doenças e corrigir falhas, desde infecções que podem afetar o ouvido até a perda auditiva parcial.

Após uma análise do médico otorrino, ele poderá decidir se é necessário um tratamento ou partir para uma cirurgia. Já que nem todos os problemas que afetam os nossos ouvidos necessitam de um procedimento cirúrgico.

Tipos de cirurgias de ouvido

Os principais procedimentos realizados no ouvido são:

  • Timpanoplastia
  • Timpanotomia para Tubo de Ventilação
  • Mastoidectomias
  • Estapedectomia
  • Otoplastia

Timpanoplastia 

O tímpano é uma membrana que protege os ouvidos, reduzindo ruídos prolongados e muito altos. Localizado na parte interior do ouvido, o tímpano fica entre o canal auditivo e o ouvido médio. 

A perfuração dessa membrana pode causar diversos problemas que prejudicam o aparelho auditivo, desde secreções, passando por zumbidos e, até mesmo, perda de audição. Além, é claro, de causar dores e desconfortos em seu ouvido. 

A timpanoplastia nada mais é do que a correção de uma perfuração no tímpano, com o objetivo de evitar novas infecções e melhorar o sistema auditivo do paciente. 

Com a ajuda de um microscópio de alta resolução, a região é visualizada, os bordos do tecido perfurado são reavivados e um enxerto é colocado no ouvido médio. Ao ser colocado, ele cobre o tímpano perfurado e auxilia no crescimento dos bordos da perfuração, reconstituindo a membrana.

O paciente fica entre 6 e 12 horas no hospital. O pós-operatório é caracterizado por dores de fraca intensidade e a sensação de ouvido entupido. É necessário manter repouso de cinco dias a uma semana. Isso irá preservar a saúde dos seus ouvidos, evitando infecções ou complicações. 

Timpanotomia para Tubo de Ventilação

No tratamento de otites ou em casos de disfunção da tuba auditiva, é recomendada a Timpanotomia para Tubo de Ventilação

O procedimento é semelhante às timpanotomias convencionais. A diferença é a presença de um aspirador e de um pequeno tubo de ventilação.

O objetivo da cirurgia é aspirar a secreção causada pela otite e permitir a ventilação da orelha média. O tubo de ventilação auxilia no fim da inflamação, melhorando otites e demais disfunções.

Mastoidectomia

Também com o objetivo de combater otites crônicas e infecções na mastoide, a mastoidectomia é um procedimento que auxilia na reconstrução do caminho auditivo.

A cirurgia consiste na remoção de tecidos infeccionados, limpeza da mastoide e reconstrução do tímpano. O procedimento auxilia na melhora da capacidade auditiva do paciente em até 90%.

Febres baixas e secreções podem surgir no pós-operatório. É necessário repousar e evitar molhar a orelha. 

Estapedectomia

A estapedectomia é realizada quando o paciente apresenta otosclerose, doença degenerativa do osso responsável pela formação do ouvido interno. A enfermidade causa perda auditiva, pois o som não é levado da maneira correta para a cóclea, canal auditivo do ouvido interno.

Durante a cirurgia, o osso do ouvido interno é removido. Em seu lugar, é inserida uma prótese, que irá auxiliar na transmissão do som de maneira precisa. 

Apesar de ser um procedimento delicado, a estapedectomia traz grande melhora auditiva. 

Otoplastia

Com objetivo estético, a otoplastia é responsável por corrigir malformações ou sequelas de traumas presentes nas orelhas.

O procedimento é recomendado para pessoas com orelhas proeminentes, formando a curvatura natural e reduzindo a distância entre o rosto e parte da orelha

A cirurgia pode ser realizada a partir dos 6 anos de idade para solucionar problemas como orelhas constritas e microtia (má formação congênita do ouvido externo). 

Importância das cirurgias de ouvido 

Desde os primeiros anos da infância, ter o acompanhamento de um otorrinolaringologista é fundamental, mesmo sem a presença de sintomas que podem acarretar os problemas citados ao longo do texto.

Caso você apresente algum indício ou tenha desconfortos, procure ajuda de um profissional. Como citamos anteriormente, nem todas as doenças auditivas necessitam de um procedimento cirúrgico. Dependendo do diagnóstico, a possibilidade de uma cirurgia talvez seja descartada, indicando um tratamento eficaz.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou apresenta algum sintoma? Se a resposta é sim, entre em contato com a Clínica Regina Ortega e agende sua consulta! 

Gostou desse texto? Compartilhe e divulgue para os seus amigos. Navegue pelo nosso site e continue acompanhando os textos em nosso blog. Nessas páginas você encontra tudo sobre o nosso trabalho e sobre o universo da otorrinolaringologia

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, conte com os profissionais da Clínica Regina Ortega para te auxiliar.

Dra. Regina Stela Roland Ortega

Otorrinolaringologista

CRM/SP 33487 / RQE 8904