Quer entender como funciona a cirurgia de sinusite e quando é recomendada?
Também chamada de sinusectomia, a cirurgia de sinusite é o método mais comum para tratar a sinusite crônica.
Ela é realizada diretamente pelas narinas e possui menores riscos de complicações e um curto período de recuperação. Saiba tudo sobre o assunto neste post!
Como funciona a cirurgia de sinusite?
A sinusectomia por videoendoscopia é, atualmente, o método mais indicado para tratar a sinusite.
Muitos conhecem este tipo de cirurgia, em que são utilizados instrumentos que fornecem imagens da parte interior do corpo do paciente.
Na cirurgia de sinusite por videoendoscopia é introduzido, pelo nariz do paciente, um instrumento que se parece uma mangueira bem fina e possui uma pequena câmera em sua extremidade. Essa câmera consegue captar imagens do interior do nariz do paciente, permitindo que o cirurgião tenha uma visão nítida para que seja possível solucionar o problema existente.
Geralmente, a cirurgia é realizada com a aplicação de anestesia geral, que é utilizada para reduzir o desconforto que o paciente pode vir a sentir, assim como acontece em diversos outros procedimentos cirúrgicos.
Além disso, a anestesia também diminui consideravelmente o risco de complicações, o que torna a técnica mais segura para o indivíduo.
Aliás, tratar a sinusite por meio da sinusectomia também proporciona um pós-operatório mais agradável. A cirurgia possui um menor tempo de recuperação, o que não ocorre no método tradicional.
A técnica também não deixa cicatrizes, outro ponto positivo da sinusectomia, principalmente para quem se preocupa com a estética.
Existe ainda outro tipo de cirurgia para sinusite, a sinuplastia com balão. Para realizá-la, o cirurgião irá utilizar uma ferramenta que possui um balão inflável, que será introduzido na narina do paciente. Em seguida, esse balão será inflado e irá desobstruir o nariz por meio da quebra de pequenas estruturas ósseas que obstruem o canal nasal.
Possíveis riscos da cirurgia de sinusite
Os riscos de complicações da cirurgia para sinusite são baixos e raros. Se trata de um procedimento seguro e muito pouco invasivo.
De modo geral, uma pessoa correrá mais riscos de complicações quando realizar a cirurgia com profissionais que não são qualificados, ou seja, que não estejam completamente habilitados para utilizar a técnica.
Por isso, recomendo que você procure uma clínica certificada, a fim de garantir sua segurança e resolver o seu problema.
Mas, apesar de ser segura, a cirurgia de sinusite não está totalmente livre das complicações, o que é normal em qualquer procedimento cirúrgico.
Em alguns casos, é possível que apareçam sangramentos, problemas com a visão e até mesmo lesões e infecções no olhos e cérebro.
Quando a cirurgia de sinusite é recomendada?
O procedimento é indicado quando uma pessoa apresenta episódios de sinusite de modo constante.
Os sintomas da doença podem ser aliviados, assim como os novos sintomas podem ser prevenidos com a ajuda dos medicamentos – que devem, claro, serem prescritos por um médico.
Mas, quando um paciente não consegue melhorar com a utilização dos remédios, a cirurgia de sinusite passa a ser indicada, afinal, é o meio mais viável de resolver o problema.
Muitos especialistas recomendam a intervenção cirúrgica quando a sinusite é causada por alguma alteração anatômica no nariz. Em casos como esses, o procedimento possibilita a drenagem das secreções acumuladas no interior do nariz e recupera o funcionamento adequado do canal nasal.
Quais são os objetivos da cirurgia de sinusite?
A sinusite consiste em uma inflamação no seio nasal causada pelo acúmulo de secreções que, por sua vez, é estimulado pela contração e obstrução dos canais naturais de drenagem dos seios nasais.
Os efeitos da cirurgia são muito satisfatórios e costumam gerar bons resultados, mas o procedimento não é capaz de aliviar todos os sintomas e curar a sinusite sozinho.
Isso porque, apesar de ser realizado quando os medicamentos não fazem efeito, a cirurgia normalmente serve apenas como um método auxiliar, mas de grande importância.
Ela é realizada para permitir que os remédios cheguem até os seios nasais, causando o alívio da inflamação mais rapidamente.
Como é a recuperação?
O período de recuperação da cirurgia de sinusite geralmente é rápido, principalmente quando se trata de videoendoscopia, que não causa grandes alterações no organismo do paciente.
Porém, a dor pode ter um grau de intensidade bem considerável, o que pode tornar a recuperação um tanto desconfortável.
Existem algumas medidas que podem ser tomadas para diminuir o desconforto da recuperação. Por este motivo, é recomendado conversar com o médico e seguir suas orientações. Mas, de modo geral, durante todo o período de recuperação é recomendado:
- Não se expor ao sol;
- Não tocar no nariz;
- Evitar atividades físicas;
- Utilizar compressas frias;
- Higienizar o rosto apenas com água fria;
- Tomar analgésicos e antiinflamatórios, de acordo com as indicações do seu médico;
- Não tomar remédios que não foram prescritos por um especialista.
Se você tem dúvidas ou sofre frequentemente com sinusite, entre em contato com a Clínica Regina Ortega e agende agora a sua consulta!
Acesse nosso blog e confira diversos textos sobre nossas diferentes áreas de atuação.