O Contrave é um remédio indicado para o tratamento da obesidade, auxiliando no emagrecimento. O medicamento é composto pela junção de duas substâncias: cloridrato de bupropiona (90mg) e cloridrato de naltrexona (8mg), componentes responsáveis pela redução do apetite e consequente diminuição do consumo alimentar. Além disso, o medicamento também previne diabetes e doenças cardiovasculares.
Seu uso aliado a exercícios físicos e uma dieta saudável, ajuda na perda de até 10% do peso. Esse resultado pode ser obtido no período de um ano.
Aprovado em mais de 34 países, o medicamento foi autorizado recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele também está disponível legalmente nos Estados Unidos, Europa e em países latino-americanos, como Chile, Colômbia, Equador e Peru.
Comercializado em farmácias e drogarias no formato de cápsulas, o remédio é vendido somente sob prescrição médica.
Conheça os efeitos, como tomar e todas as orientações referentes ao Contrave.
Indicações do Contrave
Como citamos no início do texto, o Contrave é um complemento ao tratamento da obesidade ou do sobrepeso. É importante que seja administrado juntamente com uma rotina saudável, que inclua uma dieta de baixo valor calórico e exercícios físicos.
É indicado para pessoas que sofrem de problemas como:
- Colesterol alto
- Diabetes
- Hipertensão
- IMC acima de 30 Kg/m²
Apesar do objetivo do remédio não ser diretamente o tratamento dos problemas citados, seu efeito (o emagrecimento) auxilia no controle deles.
Atuação do medicamento e como tomá-lo
O Contrave atua no hipotálamo, parte do cérebro responsável pela regulação do sono, da temperatura corporal e do apetite.
Tomado juntamente com um copo de água, são recomendadas duas cápsulas por dia: uma pela manhã e outra à noite. Outras dosagens podem ser indicadas, de acordo com a orientação médica.
Efeitos colaterais
Como qualquer medicamento, o Contrave também pode causar alguns efeitos colaterais. Eles são comuns nos primeiros dias e diminuem com o passar do tempo.
Alguns dos efeitos colaterais que podem ser causados são:
- Agitação
- Ansiedade
- Depressão
- Diarreia
- Dor de cabeça
- Dor muscular
- Dores nas articulações
- Insônia
- Irritabilidade
- Náusea
- Prisão de ventre
- Secura bucal
- Tontura
- Vômito
Se surgirem sintomas como aumento dos batimentos cardíacos, zumbido no ouvido, visão turva e convulsão, procure imediatamente um médico. O mesmo vale para reações alérgicas que o medicamento pode causar. Entre elas estão:
- Coceira
- Dificuldades para respirar
- Formação de ínguas e caroços na pele
- Febre
- Inchaços na boca, na língua e no rosto
- Sensação de garganta fechada
Contraindicações
O Contrave não é indicado para menores de 18 anos, gestantes, mulheres em período de amamentação ou pessoas alérgicas aos componentes do medicamento.
O remédio não deve ser receitado para pessoas que estejam em tratamento contra dependência química ou que utilizem medicamentos inibidores da monoamina oxidase (IMAO), utilizados no combate de transtornos psiquiátricos.
Outros problemas que impedem o uso do Contrave são:
- Baixos níveis de sódio no sangue;
- Doenças cardiovasculares
- Depressão
- Hipoglicemia
- Histórico de convulsão
- Infecção no cérebro
- Infecção na medula espinhal
- Insuficiência hepática
- Insuficiência renal
- Transtorno bipolar
- Tumor
Benefícios
Uma das vantagens de fazer um tratamento com Contrave é a considerável perda de peso por meio da redução do apetite. Com isso, o indivíduo passa a comer menos em cada refeição e perde também a vontade de consumir alimentos ricos em gorduras e açúcares.
Seguindo uma dieta de baixos teores calóricos, o valor energético do corpo aumenta e as gorduras corporais diminuem. Os reflexos disso são a redução da glicemia em períodos de jejum e a diminuição da circunferência abdominal.
A previsão é de que a medicação esteja disponível nas farmácias brasileiras este ano e com certeza será uma opção de tratamento muito sugerida em consultórios. Por fim, é importante lembrar que o Contrave só poderá ser utilizado por meio de prescrição médica
Atenção: Não use medicação sem indicação médica. Converse com seu Endocrinologista. Cada paciente deve ser avaliado de forma individualizada.
Ficou com alguma dúvida sobre o uso do Contrave? Se a resposta for sim, entre em contato conosco e agende sua consulta. Teremos o maior prazer em atendê-lo!
A Clínica Regina Ortega também atua no campo da endocrinologia. Nossos profissionais indicam tratamentos eficazes, capazes de auxiliar no funcionamento correto do seu sistema metabólico.
Conheça o nosso novo site, onde você encontra as principais informações sobre a clínica e nosso trabalho. Em nosso blog, trazemos diversos textos abrangendo o mundo da saúde e todos os campos onde atuamos.