Otorrinolaringologia é o nome dado a especialidade médica que estuda as doenças respiratórias, auditivas e da garganta.
O termo ‘otorrino’ por sua vez é a abreviação de otorrinolaringologista, isto é, o profissional especialista nestas três áreas.
Em outras palavras, o otorrino é o médico do nariz, garganta e também ouvidos.
E então, curioso sobre essa especialidade da medicina? Acompanhe e descubra se o seu problema deve ser tratado por um otorrino!
O que o otorrino faz?
A otorrinolaringologia é a especialidade que diagnostica e trata de todas as doenças relacionadas ao nariz e a respiração, o que por consequência inclui a garganta e também os ouvidos.
Os tratamentos indicados pelo otorrino podem ser tanto com o uso de medicamentos via oral, de aplicação tópica, quanto cirúrgicos.
Veja a seguir qual é a amplitude de conhecimento de um otorrinolaringologista e entenda um pouco mais.
A medicina respiratória e suas doenças
A respiração é uma das funções que o otorrino avalia. Sendo assim, doenças do seios da face e também pulmonares estão entre os diagnósticos mais comuns desse especialista.
A medicina da garganta e seu entorno
Nossas vias respiratórias estão diretamente ligadas a nossa garganta e com ela, nossas cordas vocais, laringe, faringe e amígdalas.
Aqui um dos problemas mais diagnosticados pelos otorrinos são as apneias do sono, onde as vias aéreas obstruídas acabam por fazer com que a respiração durante o sono provoque o ronco e prejudique o sono reparador do paciente e seu cônjuge.
Além disso, outros diagnósticos comuns são:
- Alterações das cordas vocais;
- Distúrbios de deglutição;
- Amigdalite;
- Faringite.
A medicina auditiva e seus cuidados
A trompa de Eustáquio, também chamada de tuba auditiva, é um pequeno tubo que liga o ouvido médio à entrada de ar na parte de trás do nariz.
Este tubo faz com que o ar externo entre atrás do tímpano. Dessa forma, não é raro que crises de tontura, sejam causadas pelo forte assoar do nariz.
Por isso, o otorrino também trata da saúde do aparelho auditivo que também está diretamente ligada à nossa respiração.
Além da labirintite, o otorrino também diagnóstica:
- Surdez;
- Otites (infecções do ouvido);
- Perfuração do tímpano.
As cirurgias feitas por um otorrino
Poucos sabem que o médico otorrino também realiza os próprios procedimentos cirúrgicos indicados no tratamento de boa parte das diversas doenças diagnosticadas já citadas acima.
Os principais diagnósticos com indicação para tratamento cirúrgico são:
- Otite média crônica;
- Microcirurgia de laringe;
- Sinusite crônica;
- Cirurgia de válvulas nasais;
- Septoplastias.
O tratamento multidisciplinar com fonoaudiólogos
Médicos otorrinos podem indicar tratamentos com fonoaudiólogos se durante sua avaliação for identificado problemas na fala que podem ou não interferir na qualidade da respiração.
O mesmo acontece com os fonoaudiólogos que indicam os otorrinos aos pacientes que apresentam problemas a serem tratados em um consultório de otorrinolaringologia.
Outra especialização que pode ser integrada a um tratamento conjunto é a ortodontia que por sua vez promove a correção da disposição dentária através do uso do aparelho ortodôntico.
O tratamento em conjunto com neurologistas
A apneia do sono geralmente é diagnosticada no consultório do otorrino a partir da queixa dos cônjuges dos pacientes quanto ao ronco, o que os levam a procurar solução médica.
Por outro lado, o problema também pode ser descoberto através de exames de neurologia, sob queixa de noites de sono mal dormidas e não satisfatórias.
Com isso, o tratamento para o problema pode receber indicações mútuas de ambos os profissionais para que o problema seja tratado de maneira mais ampla e complementar.
O tratamento em conjunto com cirurgiões plásticos
O desvio de septo pode ser algo que incomode o paciente há anos, principalmente nos casos onde o desvio afeta significativamente a aparência do paciente.
Por outro lado, a insatisfação com a estética do nariz pode ser um fator decisivo para que o paciente opte por fazer uma rinoplastia ao invés de fazer apenas a cirurgia corretiva para esse problema respiratório.
Dessa forma, ambas as partes da medicina podem conversar entre si visando o melhor para o paciente.
Contudo, muitos profissionais otorrinos têm procurado a especialização em cirurgia plástica para atender seus pacientes de forma completa tanto na restauração da função respiratória adequada, quanto na estética nasal.
Quando devo consultar um otorrino?
Fique atento a sinais e sintomas como:
- Rouquidão;
- Ronco;
- Dores no ouvido;
- Dores de garganta;
- Sangramento no ouvido, nariz ou garganta;
- Tontura;
- Zumbidos no ouvido;
- Secreção no ouvido;
- Dificuldade de ouvir;
- Dores no rosto e ao redor dos olhos;
- Dores de cabeça;
- Obstrução nasal;
- Excesso de espirros;
- Tosse;
- Pigarros.
Não espere mais tempo, ao surgir qualquer um desses sintomas, o ideal é procurar um otorrinolaringologista. Agende ainda hoje sua consulta na Clínica Regina Ortega!