Se você acha que problemas de surdez e perdas auditivas não tem solução, chegou a hora de saber que, na verdade, pessoas com essas condições podem sim voltar a ouvir novamente graças à tecnologias como o implante coclear.
Neste artigo, vamos te explicar o que é o implante coclear, como o otorrinolaringologista realiza o tratamento com esse dispositivo, como ele funciona e para quais casos são indicados.
Vamos lá!
Entendendo a perda auditiva
A perda auditiva, como o nome indica, é o processo de redução da habilidade de ouvir sons.
Em alguns casos, a perda da audição pode ser temporária, como um zumbido nos ouvidos após um show barulhento. Entretanto, na maioria das vezes, a condição é permanente já que as estruturas que ajudam na audição são danificadas.
Ela pode afetar um ouvido ou ambos, podendo ter várias causas diferentes. Quanto a isso, podemos diferenciar em quatro principais tipos de perda auditiva, sendo todas elas em sua maioria tratáveis. Confira:
Perda auditiva condutiva
Quando o ouvido externo ou o médio não podem conduzir o som adequadamente.
Perda auditiva neurossensorial
Ocorre quando as células da cóclea estão ausentes ou danificadas, tendo como possíveis causas fatores genéticos, resultado de um traumatismo craniano, de uma exposição a ruído alto ou algo a mais no ambiente e/ou o processo de envelhecimento.
Perda auditiva mista
Essa é uma combinação das duas citadas acima e é uma consequência de problemas tanto no ouvido interno quanto no ouvido externo ou médio.
Perda auditiva neural ou retrococlear
Por fim, este último acontece quando o nervo auditivo é danificado ou ausente. Nesse caso, aparelhos auditivos e implantes cocleares não podem ajudar, pois o nervo não é capaz de levar as informações sonoras ao cérebro, sendo uma opção o implante auditivo de tronco cerebral (ABI).
Também vale ressaltar que a perda auditiva tem diferentes tipos de intensidade: pacientes com perda profunda e que não escutam nada, são surdos. Já os que sofreram uma perda leve ou moderada, e têm parte da audição, também são considerados deficientes auditivos.
O que é implante coclear?
O implante coclear (IC) é uma prótese eletrônica que serve para ajudar pacientes a retornarem sua audição.
Para ser implantado, é necessário uma cirurgia, já que o implante é colocado no ouvido interno. O procedimento é simples e pouco invasivo, e é necessário porque a cóclea, um pequeno osso em formato de concha de caracol que temos nessa região, não funciona corretamente.
Dessa forma, sua função de transformar a vibração que chega ao ouvido em sinais elétricos, posteriormente levados ao cérebro, é comprometida e afeta a audição do paciente.
Confira quais casos o implante coclear é indicado
O uso do implante coclear é indicado para a habilitação e reabilitação auditiva de pessoas que apresentem perda auditiva neurossensorial bilateral. Geralmente, é colocado em pacientes com grau severo a profundo da condição.
As causas dessa perda auditiva são várias, como uso indiscriminado de antibióticos, doenças genéticas e outros problemas de saúde.
De acordo com o Ministério da Saúde, a idade mínima para utilizar o tratamento é de 6 anos de idade. Nos casos de surdez congênita, é possível fazer a cirurgia a partir de 1 ano de idade.
Para adultos, o uso do implante coclear também leva em consideração a ausência de resposta ao tratamento com o aparelho auditivo.
Como o implante coclear funciona
O implante coclear pode ser dividido em duas regiões que abrange o ouvido do paciente: a região externa e interna.
Na externa, o aparelho que fica visível na orelha do paciente recebe sons e os converte em impulsos elétricos. Estes serão enviados para a região interna do implante coclear.
Nesse momento, o receptor que fica abaixo da pele, implantado cirurgicamente, junto dos eletrodos da região interna do ouvido recebem esses impulsos, permitindo que o paciente consiga ouvir e interpretar os sons.
Implante coclear oferece uma significativa qualidade de vida para pacientes
A perda auditiva é algo que pode trazer problemas profundos para o paciente, visto que a audição é uma habilidade que, em falta, pode alterar bastante o desenvolvimento social e pessoal.
Isso acarreta em problemas de confiança e autoestima, mas, para esses pacientes, felizmente podemos afirmar que não é necessário passar por isso!
Graças a um tratamento terapêutico e o uso do implante coclear, é possível retornar a capacidade auditiva sem limitações. Com a orientação correta, sensível e responsável, o implante coclear transforma a vida desses pacientes para melhor!
Saiba que aqui, na Clínica Regina Ortega, nossos otorrinolaringologistas já auxiliaram diversos pacientes nesse processo e é sempre uma honra vê-los realizados.
Se desejar conversar sobre, entre em contato. Estamos prontos para te ajudar!