Desconforto, sensibilidade e coriza no nariz… Você se identifica? Ter o nariz trancado é uma condição comum para muitos, o que pode ser frustrante em vários momentos, já que, afinal, respirar é uma função básica e vital para o organismo.
Mas a boa notícia é que existe tratamento e controle para esses sintomas que atrapalham tanto a nossa rotina!
Primeiro, é preciso consultar um otorrinolaringologista de confiança, que irá avaliar quais as possíveis causas do seu problema e irá te ajudar com o melhor tratamento.
Consultamos nossos especialistas para te ajudar a entender melhor sobre o nariz trancado crônico. Continue a leitura desse artigo!
Nariz trancado crônico: por que acontece?
O nariz trancado, nariz entupido ou, ainda, a congestão nasal é quando as estruturas internas do nosso nariz ficam inchadas, muitas vezes acumulando muco, que acabam por impedir o fluxo de ar nessa região. Podemos dizer que não é uma doença, mas, sim, um sintoma.
Geralmente, isso ocorre em dias mais frios, quando a umidade do ar está baixa. Já reparou como ficamos mais sensíveis nesse tempo, ocasionando até mesmo sangramentos no nariz?
Apesar de mais comum, o nariz trancado pode ocorrer em qualquer momento do ano, independente da temperatura. Vamos entender o porquê abaixo.
Qual a função do nariz?
Nosso nariz tem a importante tarefa de aquecer, umidificar e filtrar o ar que respiramos e impedir que microorganismos e agentes externos cheguem até nosso pulmão, causando doenças.
Dessa forma, quando o nariz detecta algo, cria-se uma maior produção de muco como uma resposta imunológica contra esses agentes para tentar expulsá-lo das nossas vias aéreas.
Isso quer dizer que seu sistema respiratório está contribuindo para garantir a sua saúde e é algo natural. Entretanto, muitos pacientes acabam desenvolvendo uma sensibilidade a mais para esses agentes, causando muita produção de muco e, assim, desenvolvendo problemas respiratórios, como rinite, asma, sinusite etc.
Dessa forma, a condição torna-se crônica e traz prejuízos à qualidade de vida do paciente.
Como o nariz trancado crônico prejudica a qualidade de vida
Como o nariz trancado não é uma doença, mas um sintoma, ele geralmente vem associado com outros sinais desagradáveis na nossa rotina.
Entre eles, podemos citar a dificuldade para dormir devido a respiração bucal e roncos provocados por apneia do sono. Como resultado, pacientes podem acordar com sonolência, secura na boca e nos lábios e dores de garganta por conta das noites mal dormidas.
Também é comum a dificuldade para fazer exercícios, visto que a respiração não ocorre devidamente pelo nariz e o fôlego é prejudicado. Além disso, o nariz trancado também pode deixar a voz anasalada e trazer dificuldades na fala.
Entendendo as causas do nariz trancado crônico
O nariz trancado crônico pode ter várias causas. Podemos dividir em dois tipos principais, que são problemas de alterações anatômicas do nariz, como:
- Desvio de septo
- Polipose nasal
- Hipertrofia dos cornetos
- Hipertrofia das adenoides (carne esponjosa no nariz)
- Tumores
Ou, ainda, alergias e infecções que causam obstrução das vias aéreas. Entre elas:
- Rinite
- Sinusite
- Resfriados, gripe ou Covid-19
- Odores fortes, como perfumes ou produtos químicos
- Fumaça de cigarro
- Poluição e baixa umidade do ar
Como é feito o tratamento?
O tratamento deve ser feito após análise do médico otorrinolaringologista, que irá avaliar o histórico do paciente e suas queixas. O médico pode optar por dois caminhos: o clínico ou o cirúrgico.
Em casos como as infecções e alergias, geralmente, se utiliza medicamentos e orientações no dia a dia, como manter o ambiente limpo e fazer lavagem nasal com soro fisiológico para controlar os sintomas.
Já quando falamos de nariz entupido crônico causado por carne esponjosa, hipertrofia dos cornetos ou outros problemas anatômicos, pode ser necessário uma cirurgia para corrigir o problema.
Mas tudo dependerá caso a caso. Por exemplo, nem todos os pacientes com desvio de septo devem fazer cirurgia. Por isso, é essencial o acompanhamento médico com um otorrino de confiança.
Vale lembrar que o uso de descongestionante nasal não deve ser feito sem orientação e acompanhamento médico! O uso desenfreado causa vício e problemas como arritmia, taquicardia, hipertensão, dores de cabeça, retenção urinária, alteração do olfato e paladar, entre outros.
Na Clínica Regina Ortega, temos uma equipe especializada em te ajudar a respirar melhor e ter a qualidade de vida que você merece. Entre em contato para agendar sua consulta!