Carne esponjosa?! O que é isso? Você já sentiu sua respiração e reparou que a maior parte do tempo está respirando pela boca e não pelo nariz?
Se essa condição é familiar e você tem dúvidas sobre o que é carne esponjosa, continue a leitura que vamos te explicar o que é isso e os tratamentos.
O que é carne esponjosa?
O termo carne esponjosa no nariz é devido ao inchaço das adenoides ou dos cornetos nasais (estruturas da parte interna do nariz) que quando estão inchadas, dificultam a passagem do ar para os pulmões.
Justamente por este motivo, automaticamente, as pessoas começam a respirar pela boca, evitando inspirar pelo nariz sem ao menos saber o porquê.
Quais são as causas da carne esponjosa?
Geralmente, a principal causa da carne esponjosa no nariz acontece na infância, devido ao aumento das adenóides (glândulas do sistema imunológico) que crescem até mais ou menos os seis anos de idade e geralmente após os 12 anos de idade desaparecem.
Nos adultos, a carne no nariz é resultado da hipertrofia de cornetos, que é o inchaço dos cornetos nasais (estruturas responsáveis por umidificar e filtrar o ar).
Uma das causas, menos provável, mas pode sim acontecer, é a pessoa nascer com carne no nariz devido a fatores genéticos ou alterações do desenvolvimento destas estruturas.
Agora que você já sabe o que é a carne esponjosa, as causas, vamos falar sobre os principais sintomas da condição.
Principais sintomas da carne esponjosa
- Respiração pela boca;
- Sensação de nariz sempre entupido;
- Pausa na respiração durante o sono, também chamada de apnéia;
- Roncos;
- Sono inquieto;
Outros aspectos importantes considerados como sintomas são lábios secos ou rachados, mau hálito, infecções frequentes de garganta e ouvido e resfriados frequentes.
Nas crianças, foi constatado que a carne esponjosa pode resultar em crescimento de dentes tortos, irritabilidade e voz fanha.
Saiba que os sintomas pioram em alguns cenários, como por exemplo a poluição. E, também, em hábitos como o uso de cigarro.
Caso o paciente tenha rinite alérgica crônica, infecções por bactérias, fungos e vírus, é comum relatos de carne esponjosa pois aumentam o inchaço das partes internas do nariz.
Nas circunstâncias descritas acima, consulte o otorrinolaringologista da sua confiança! Ele examinará a parte interna do seu nariz com auxílio de um pequeno tubo com câmera, este exame é conhecido como nasofibroscopia.
Tratamentos
É fundamental que você fique atento a três fatores que influenciam diretamente na forma de tratamento, a idade, as causas e o tamanho da carne no nariz.
Sabendo disso, seu médico pode te indicar:
Medicamentos
Para reduzir o inchaço da carne esponjosa no nariz, alguns medicamentos são indicados pelo médico.
São eles corticoides, anti inflamatórios, e antialérgicos a fim de reduzir a inflamação e aliviar os sintomas da rinite alérgica.
Em alguns casos, junto com a carne esponjosa no nariz, a pessoa pode ter uma infecção bacteriana na amígdala e, desta forma, o médico poderá prescrever o uso de antibióticos.
Dito isso, é muito importante que você não faça automedicação e agende uma consulta na clínica de sua confiança.
Cirurgia
Nos casos mais severos de carne esponjosa no nariz, os medicamentos podem não fazer efeito durante o tratamento e assim, não diminuir a condição, prejudicando cada vez mais a passagem do ar.
Com isso, o médico sugere a realização de uma cirurgia.
Dependendo do caso, existem algumas opções: a adenoidectomia é a cirurgia de retirada das adenoides e a turbinectomia é a retirada parcial ou total dos cornetos nasais.
É importante destacar que essas cirurgias são indicadas para aliviar os sintomas da carne no nariz.
São procedimentos realizados em um hospital, com anestesia geral e, na maioria das vezes, o paciente pode voltar para casa no dia seguinte. Após essas cirurgias a recuperação é rápida e o médico poderá receitar antibióticos e analgésicos, que previnem infecções e aliviam a dor.
Alguns cuidados são necessários após a realização da cirurgia, são eles:
- Repouso por alguns dias (seu médico determinará o período);
- Evitar alimentos duros e quentes.
- Se houver sintomas de febre, comunicar o médico
- Sangramento no nariz ou boca (desenvolvimento de complicações), consulte imediatamente o médico responsável.
Recomendações da Clínica Regina Ortega
Para ajudar a aliviar os sintomas de carne esponjosa no nariz, e em paralelo a medicação que o médico prescreveu seja após ou não a cirurgia, a Clínica Regina Ortega recomenda:
- Sempre foque em uma dieta saudável;
- Consuma alimentos que contenham ômega 3 (ação anti-inflamatória);
- Aumente sua imunidade com alimentos ricos em vitamina C, selênio e zinco.
Gostou das dicas? Destacamos a importância de agendar uma consulta com o médico otorrinolaringologista de sua confiança para um diagnóstico assertivo e a definição de um tratamento eficaz.