Você já teve aquela sensação de estar com o nariz entupido? Esta condição recebe o nome de obstrução nasal e caracteriza-se por ser uma diminuição da quantidade de ar que passa pelas vias nasais.
Ela se dá em decorrência de diversos fatores externos e é bem comum de acontecer, não sendo um problema tão grave, quanto a maioria das pessoas acredita. Porém, o desconforto que é gerado no indivíduo pode ser uma ‘grande dor de cabeça’ para suas atividades diárias.
Mas, vamos mais a fundo neste tema a fim de fazer com que você entenda o que necessariamente é a obstrução nasal, quais as principais causas e algumas dicas para aliviar esse incômodo. Confira conosco.
O que é obstrução nasal?
A obstrução nasal, conhecida popularmente como nariz entupido, é caracterizada pela diminuição da entrada de ar pelas fossas nasais durante a inspiração. Dependendo do grau de obstrução, o ar passa a ser inspirado pela boca até que a passagem de ar seja restabelecida.
Normalmente, a obstrução do nariz é passageira, mas em casos persistentes pode provocar uma deficiência na drenagem das secreções dos seios da face e até evoluir para um quadro infeccioso e doloroso, como a sinusite aguda.
Sintomas da congestão nasal
Quando as vias nasais estão entupidas, alguns sintomas podem surgir no paciente. Dentre os mais conhecidos estão:
- Nariz escorrendo e eliminando o muco constantemente, com secreções esbranquiçadas, amareladas ou esverdeadas;
- Sensação de nariz entupido em que o paciente tenta respirar pelo nariz e sente que não consegue fazer isso direito;
- Inchaço nos tecidos nasais;
- Dor nos sinus, que também pode se espalhar para a região da bochecha ou da testa e causar, até mesmo, dor de cabeça.
Principais causas da congestão nasal
A congestão nasal não aparece de forma natural, ela é provocada de alguma forma, entre as mais comuns estão: infecções, inflamações ou irritações que afetam os tecidos nasais.
Algumas condições podem ajudar a desencadear a obstrução nasal e fazer com que seu nariz fique ‘entupido’. Algumas delas são mais simples e não geram riscos ao paciente, somente o desconforto. Entretanto, existem aquelas situações que podem ser mais sérias e demandar de auxílio médico.
Conheça abaixo os fatores mais conhecidos que podem acometer seu nariz:
- Gripes;
- Resfriados;
- Alergias;
- Estresse;
- Uso em excesso de descongestionante nasal;
- Corpo estranho no canal nasal;
- Rinite crônica;
- Sinusite crônica;
- Desvio de septo;
- Contato com substâncias que irritam a mucosa nasal.
Além disso, o simples contato com agentes alergênicos podem fazer com que haja a obstrução nasal, como poeira, pólen e fumaça de cigarro, por exemplo. Isso ocorre devido ao fato de que eles costumam irritar a mucosa e essa irritação acaba por fechar as narinas.
Métodos para melhorar o desconforto
Em quadros brandos, onde os sintomas são leves e não há risco para a saúde do paciente, efetuar algumas ações podem ajudar na melhora do desconforto e até mesmo na desobstrução por completo.
Vamos, então, te dar algumas dicas para que você consiga respirar melhor quando estiver com o nariz obstruído. Confira:
Aumentar a ingestão de líquidos
O muco resultante da congestão nasal obstrui totalmente os tecidos, então é importante que tome medidas para ajudar na desobstrução, uma delas é a hidratação.
Quando você aumenta a ingestão de líquidos, a mucosa tende a ficar menos densa, menos viscosa e, assim, ocorre a liberação gradual das vias aéreas.
Faça a ingestão de bebidas quentes
Diante desse quadro, as bebidas quentes são excelentes aliadas no combate às congestões. Isso porque, além de aquecer, os chás caseiros e/ou de sachê, melhoram a respiração do indivíduo.
O vapor quente que sai do líquido tem um efeito relaxante, aliviando as vias aéreas e deixando o muco menos denso.
Não use medicamento sem prescrição médica
Por conta da demora nos agendamentos, pela preguiça de ir ao médico ou até mesmo por não entender que seu problema é grave, a população tende a ir à farmácia para se auto-medicar.
Isso acontece porque, na maioria das redes farmacêuticas, não é necessário a apresentação da receita prescrita por um médico especialista e muitos remédios acabam prometendo um descongestionamento imediato, coisa que não acontece.
Vá em um médico de sua confiança, ele poderá lhe examinar e entender a gravidade do seu caso para, assim, prescrever os remédios mais adequados de acordo com as suas particularidades.
Descanse o corpo
Quando você está com o nariz congestionado, é realmente complexo realizar suas atividades diárias, pois é comum ter a sensação de cabeça pesada e dificuldades para respirar.
Procure dormir o suficiente durante a noite, com um sono de qualidade e sem interrupções. Experimente deixar o travesseiro mais alto para que a cabeça fique elevada e facilite a respiração.
Lavagem nasal
A lavagem nasal é uma prática antiga de cuidado das vias aéreas superiores que se originou na tradição médica Ayurveda. Deixando sua mucosa úmida, é mais difícil que seu nariz fique entupido e que você tenha problemas nas vias respiratórias.
Considerações finais
A congestão nasal acaba não sendo algo tão grave em um primeiro momento, mas com o passar do tempo, sem um tratamento adequado, é bem capaz que você enfrente algum tipo de complicação futura.
Procure um médico, faça os exames necessários, receba o diagnóstico e realize o tratamento de forma correta. Use nossas dicas acima como um apoio, não como opção de tratamento para sua congestão nasal.
Nós, da Clínica Regina Ortega, somos especialistas em otorrinolaringologia! Conheça um pouco mais sobre o nosso trabalho por meio de nossas redes sociais.
Em nosso blog você encontra diversos conteúdos relacionados a assuntos como: otorrinolaringologia, alergologia, pediatria e fonoaudiologia.
Acesse o blog e fique por dentro de todos os conteúdos.