Endocrinologista é o médico especialista no funcionamento de glândulas e hormônios produzidos por elas. Esse especialista lida com o metabolismo, ou seja, todos os processos que fazem o corpo funcionar. Quando nosso metabolismo e nossos hormônios funcionam adequadamente ganhamos em bem estar e qualidade de vida.
Formação do médico endócrino
Para se tornar um endocrinologista, o médico, depois de estudar medicina na faculdade durante seis anos, precisa fazer residência em Clínica Médica durante dois anos e mais dois anos em Endocrinologia.
Por causa da importância da função dos hormônios no organismo, alterações hormonais podem causar mudanças significativas na vida de alguém. O médico endocrinologista está habilitado para prescrever o tratamento correto para devolver o bem-estar e saúde ao paciente.
O que o endocrinologista faz?
Endocrinologistas podem diagnosticar e tratar condições como diabetes, desordens da tireoide, infertilidade, desordens metabólicas, osteoporose, alguns tipos de câncer e desordens hormonais.
Essa especialidade diagnostica e trata condições que afetam:
- Adrenais: glândulas que ficam acima dos rins e ajuda a controlar pressão sanguínea, metabolismo, estresse e hormônios sexuais;
- Metabolismo do osso, como osteoporose;
- Hipotálamo, parte do cérebro que controla a temperatura corporal, fome e sede;
- Pâncreas: produz insulina e outras substâncias para digestão;
- Paratireoides: pequenas glândulas no pescoço que controlam a quantidade de cálcio no sangue;
- Hipófise (pituitária): uma glândula do tamanho de uma ervilha localizada no alto do cérebro que deixam os hormônios balanceados;
- Glândulas reprodutivas (gônadas): ovários nas mulheres, testículos nos homens;
- Tireoide: uma glândula com formato de borboleta que faz o controle do metabolismo, energia e desenvolvimento cerebral.
Quando se consultar com um endocrinologista?
Geralmente, a consulta com um endocrinologista se dá por dois caminhos: ou outro especialista o indicou, como um médico geral, ou alguém está passando por problemas hormonais e sente necessidade de visitar esse especialista. Exemplos a seguir:
- Dificuldade de controlar o diabetes.
O médico endocrinologista é um dos pilares do tratamento do diabetes podendo prescrever medicamentos orais e subcutâneos para ajudar a controlar a doença.
- Desordem da tireoide
Alterações dos níveis de hormônios produzidos pela tireoide muitas vezes requerem o acompanhamento feito por um endócrino.
- Síndrome do ovário policístico
A síndrome do ovário policístico (SOP) afeta mulheres e causa aumento de pelos, acne, períodos menstruais irregulares e outras condições crônicas.
- Síndrome de Cushing
Essa doença hormonal é caracterizada pelo aumento do nível de cortisol no sangue, resultando no ganho de peso rápido.
- Hiperprolactinemia
Excesso do hormônio prolactina é frequente causa de alterações menstruais e infertilidade.
Alguns sintomas sentidos por pacientes que procuram o endocrinologista são:
- Dificuldade para perder peso;
- Ganho ou perda de peso rápido;
- Cansaço excessivo;
- Alterações no ciclo menstrual
- Aumento da tireoide;
- Crescimento de mamas em homens;
- Sinais de andropausa e menopausa.
Como é a consulta com o endocrinologista?
Na consulta, o médico pergunta ao paciente sobre os hábitos de vida, os sintomas, outras condições de saúde, medicamentos que o paciente utiliza e histórico familiar de problemas hormonais.
Também acontece um exame físico com aferição de pressão e outras avaliações necessárias no momento da consulta, como pesagem e medição da circunferência abdominal.
O médico endocrinologista solicita exames de sangue e outros tipos de exame para confirmar diagnósticos e investigar doenças no paciente.
Assim, depois dos exames de sangue, o endocrinologista poderá avaliar se é necessário terapia de reposição hormonal ou uso de medicamentos para regular os hormônios e as alterações metabólicas encontradas.
Visitar o endocrinologista regularmente é sinônimo de cuidar da saúde. Não deixe para depois!
Dra. Regina Stela Roland Ortega
Otorrinolaringologista
CRM/SP 33487 / RQE 8904