(11) 5522-0313 clinica@reginaortega.com.br

Contato

Otite média aguda: o que é, causas e tratamento

Você sabe o que é a otite média aguda? Trata-se de uma infecção de origem bacteriana ou viral que afeta o ouvido médio, onde estão localizados a porção interna do tímpano, a câmara timpânica, os pequenos ossos do ouvido e a tuba auditiva.

Frequentemente, o quadro dessa infecção atinge pessoas que estão passando por um resfriado ou alergias. Você é uma dessas pessoas ou conhece alguém que sofre com esse desconforto? Acompanhe o artigo e descubra as causas e tratamentos para essa condição.

O que é otite média aguda?

Antes de mais nada, entenda o que é a otite média aguda (OMA). Ela é provocada por vírus ou bactérias e geralmente é decorrente de uma complicação causada por um resfriado comum ou mesmo por alergias. Pode afetar todas as pessoas, mas é comum em bebês e crianças de até três anos de idade, por causa das estruturas do ouvido médio que ainda não estão completamente formadas nessas idades.

Os sintomas da otite média aguda são:

  • Dor de ouvido;
  • Tímpano avermelhado;
  • Perda ou diminuição da audição;
  • Saída de líquido supurativo pela orelha;
  • Dificuldade para dormir, principalmente em bebês;
  • Em alguns casos, mais frequentemente em crianças: febre, vômito e diarréia.

A otite média aguda pode ser classificada em estágios, de acordo com o passar do tempo e evolução da infecção. Conheça-os:

  • Fase I: Vermelhidão do Tímpano, corresponde a fase mais dolorosa. Ocorre no 1º e 2º dias;
  • Fase II: Do 3º ao 5º dias há aumento da secreção e do muco no ouvido médio;
  • Depois do 5º dia, quando não tratada, essa otite pode acarretar em perfuração espontânea do tímpano ou regressão do líquido intra-timpânico em até 14 dias.

É imprescindível que a pessoa afetada por essa infecção procure ajuda de um médico otorrinolaringologista, ou então, se você é pai ou mãe da criança e suspeita que seu pequeno esteja passando por uma otite, leve-o ao médico. O diagnóstico precoce evita que a infecção se espalhe e cause maiores desconfortos e prejuízos.

Causas da otite média aguda

Como citado, a causa mais comum da otite média aguda se dá em decorrência de complicação por causa de algum resfriado ou alergia, por causa da passagem de microorganismos das vias aéreas para a orelha.

Outra causa do aparecimento da otite média é o inchaço das tubas auditivas, quando as secreções não são expelidas para a garganta e se acumulam na orelha média.

Além de ir ao otorrino regularmente, há algumas maneiras de se prevenir da otite. Uma recomendação é não usar hastes flexíveis no ouvido e, em casos de gripes e resfriados, fazer a limpeza adequada das secreções nasais.

Para as crianças, recomenda-se ensiná-las a sempre lavar as mãos, não compartilhar objetos pessoais e manter a criança longe da fumaça de cigarro.

Tratamento

Depois que for feito o diagnóstico para confirmar a otite média aguda, o médico otorrinolaringologista vai prescrever qual o tratamento mais indicado.

Vale lembrar que esse diagnóstico é feito da seguinte maneira: o médico utiliza um otoscópio para avaliar o canal auricular e o tímpano. Se houver a presença de pus no ouvido médio atrás do tímpano, está confirmado o quadro da otite média.

O tratamento muitas vezes requer a prescrição de analgésicos, por causa da forte dor e também de antibióticos, principalmente se o paciente manifestar febre alta (mais de 39º).

Existe uma vacina ?? contra o Haemophilus influenzae e o Streptococcus pneumoniae que protege crianças da otite. Por isso, tenha certeza de que as vacinas do seu/sua filho/filha estão em dia.

Nunca se automedique! Procure sempre um especialista, principalmente se apresentar sintomas que atrapalhem a saúde e o bem-estar.

 

Dra. Regina Stela Roland Ortega

Otorrinolaringologista

CRM/SP 33487 / RQE 8904