(11) 5522-0313 clinica@reginaortega.com.br

Contato

rinite

É rinite ou resfriado? Saiba como identificar!

Tanto a rinite quanto o resfriado são condições de saúde que afetam o sistema respiratório e que são, frequentemente, confundidos entre si.

Embora tenham sintomas parecidos, como espirros e coriza nasal, é preciso saber distinguir uma da outra. Assim, é possível determinar o tratamento mais adequado e proporcionar alívio para os sintomas, melhorando a qualidade de vida do paciente

No artigo de hoje, vamos nos aprofundar nas principais diferenças entre rinite e resfriado, discutir diversas opções de tratamento para cada uma dessas condições e também analisar qual parte da população é mais afetada por elas.

Continue a leitura para saber mais!

Rinite e resfriado

Diferentemente do resfriado, a rinite é uma inflamação da mucosa nasal que pode ser desencadeada por vários fatores. É classificada em dois tipos: rinite alérgica e rinite não alérgica.

A rinite alérgica é causada por uma reação exagerada do sistema imunológico a fatores tradicionalmente alérgenos, como pólen e ácaros; enquanto a rinite não alérgica é causada por elementos como fumaça de cigarro, odores fortes e mudanças na temperatura.

Já o resfriado comum, popularmente conhecido como gripe, é uma infecção viral que afeta o nariz, a garganta e os seios da face.

É causado por diversos tipos de vírus, sendo o rinovírus o mais comum deles. O resfriado comum é altamente contagioso e pode ser facilmente transmitido por meio de gotículas respiratórias, contato direto com pessoas infectadas ou pelo toque em superfícies contaminadas.

Como identificar a rinite e o resfriado

Embora tanto a rinite quanto o resfriado comum possam causar congestão nasal, espirros e coriza nasal, existem algumas diferenças em seus sintomas.

A rinite geralmente se apresenta com coceira no nariz, olhos e garganta, bem como olhos lacrimejantes. Esses sintomas costumam ser persistentes e podem durar várias semanas ou até meses, dependendo da exposição do indivíduo aos alérgenos.

Por outro lado, o resfriado é caracterizado por uma variedade maior de sintomas, incluindo dor de garganta, tosse, dor de cabeça, dores no corpo e fadiga. Esses sintomas apresentam aumento gradual e geralmente são mais leves do que os da gripe – geralmente durando cerca de 7 a 10 dias.

O diagnóstico que diferencia a rinite e o resfriado comum pode ser desafiador aos médicos por conta dos sintomas semelhantes. No entanto, uma avaliação cuidadosa do histórico clínico de cada paciente, dos sintomas e dos possíveis fatores desencadeadores pode ajudar a diferenciar as duas condições.

Tratamentos para rinite e resfriado

Apenas o médico pode compreender qual o melhor tratamento disponível e eficaz para cada caso e para cada tipo de quadro – seja ele viral ou alérgico.

Porém, podemos observar alguns modos de tratamento que costumam ser comuns aos pacientes dessas condições respiratórias. 

O tratamento da rinite e do resfriado comum é bastante distinto devido às suas causas específicas.

No caso da rinite alérgica, o objetivo principal é reduzir a exposição aos alérgenos e aliviar os sintomas, além do uso de medicamentos. Já a rinite não alérgica é tratada com medicamentos direcionados aos sintomas específicos, como descongestionantes, anti-histamínicos e sprays nasais salinos. 

Atuamos também com a imunoterapia, feita por meio de vacinas alergênicas, combatendo a causa e não apenas os sintomas alérgicos, aumentando a resistência e diminuindo a sensibilidade específica contra o alérgeno tratado, melhorando sensivelmente os sintomas e a qualidade de vida dos pacientes.

Já o tratamento do resfriado concentra-se em aliviar os sintomas e apoiar o sistema imunológico na luta contra a infecção. Medicamentos de venda livre, como analgésicos, descongestionantes e supressores de tosse, podem ajudar a aliviar os sintomas. Além disso, descanso adequado e hidratação são essenciais para uma recuperação mais rápida. 

É comum e bastante eficaz o uso de soro na lavagem nasal para desobstruir as vias nasais e também o repouso absoluto, sempre que possível, para combater os sintomas mais complicados da gripe. Essas duas formas de tratamento não envolvem a utilização de fármacos e podem ser realizadas em casa.

E como me prevenir dessas doenças? 

Algumas medidas são essenciais para buscar a prevenção contra as condições de saúde aqui mencionadas; contudo, tendo sido compreendido que as causas de cada uma são distintas, as formas de proteção e prevenção também são bastante diferentes entre si.

Para a rinite, sendo ela alérgica ou não, é importante que o paciente compreenda quais são os fatores desencadeadores de crises para evitar o contato direto.

Além disso, é importante se atentar a pequenas atitudes que diminuam a chance da exposição aos alérgenos, como manter os ambientes bem ventilados, evitar tocar o rosto com as mãos sujas e fortalecer o sistema imunológico.

Já para o resfriado, as dicas são:

  • Evitar o contato com pessoas que estejam com o vírus do resfriado;
  • Nunca dividir utensílios pessoais (como toalhas, copos, garrafas e talheres);
  • Lavar muito bem as mãos, frequentemente. Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos é uma maneira eficaz de reduzir a propagação de vírus que causam resfriados.

Em ambos os casos, o mais importante é compreender o desencadeador do quadro – seja o contato com alérgenos ou com pessoas infectadas – e manter a higiene pessoal e dos objetos pessoais!

Tratamentos na Clínica Regina Ortega

Aprimore a sua qualidade de vida e respire livremente!

A Clínica Regina Ortega atua há vários anos no tratamento de alergias, com destaque para as respiratórias como rinite alérgica, asma (ou bronquite alérgica,ou bronquite asmática), através de imunoterapia com vacinas alergênicas, combatendo a causa e não apenas os sintomas alérgicos.

Através do Teste Alérgico de Leitura Imediata (resultado em cerca de 30 minutos) é possível identificar a causa de grande parte das alergias.

Não deixe que a coriza, os espirros ou a tosse atrapalhem o seu bem-estar!

Entre em contato conosco agora mesmo e agende sua consulta para descobrir a causa exata dos sintomas e recupere o prazer de respirar plenamente!