A baixa testosterona traz impactos para a saúde e qualidade de vida, principalmente masculina. Esse é um hormônio essencial para os homens, mas também está presente e gera impactos na saúde das mulheres.
Com o avanço da idade é normal que os níveis de testosterona caiam gradativamente, mas existem alguns sinais que nos permitem identificar quando essa queda é anormal.
Continue a leitura para conhecer os principais sintomas, as causas, os impactos e a solução para esse problema.
Quais os principais sinais da baixa testosterona?
Os sintomas são diversos e cada organismo pode responder de uma forma. Confira a seguir os principais sinais e sintomas da testosterona baixa:
- Fadiga e indisposição;
- Irritabilidade e até depressão;
- Diminuição da libido, disfunção erétil e redução da fertilidade;
- Perda de força e diminuição da massa muscular;
- Maior sudorese e transpiração noturna;
- Redução da barba e perda de pelos;
- Perda de massa óssea;
- Baixa concentração ou memória ruim;
- Aumento da massa gordurosa;
- Aumento da resistência à insulina;
- Comprometimento das funções cognitivas.
Tanto nos homens quanto nas mulheres, os sintomas da baixa testosterona, em sua maioria, estão ligados à questão da libido, do bem-estar e do peso. Isso acontece devido às funções desse hormônio no organismo.
Apesar de ser responsável pela maioria das características masculinas, a testosterona faz muito mais do que causar o crescimento da barba ou o engrossamento da voz. Está diretamente relacionada com o sistema reprodutor.
O que causa a baixa testosterona?
A baixa testosterona é causada, geralmente, por algum problema de saúde. Seja na região onde é produzida ou regulada, seja por algum tratamento médico ou devido a alguma enfermidade como infecções, por exemplo.
Como dissemos anteriormente, problemas nas glândulas reguladoras do hormônio, que ficam localizadas no cérebro, podem ser o motivo da baixa nos níveis de testosterona. Assim como problemas diretos nos testículos ou enfermidades hepáticas e renais.
Tratamentos médicos como radioterapia e quimioterapia também podem afetar a produção do hormônio.
Outro fator que “rouba” a testosterona do corpo é o consumo exagerado de álcool.
Impactos da baixa testosterona na saúde
A testosterona baixa pode causar inúmeros impactos na saúde masculina e também feminina. Os próprios sinais da doença, chamada hipogonadismo, mostram como outros problemas podem surgir por deficiência desse hormônio no organismo.
Aumento da gordura corporal e da resistência à insulina são dois exemplos de sintomas da doença que podem gerar outras complicações na saúde, como diabetes e problemas cardiovasculares.
Os maiores impactos podem acontecer no sistema reprodutor, seja masculino ou feminino, onde a testosterona está diretamente ligada. Porém, a condição também pode gerar problemas como osteopenia, osteoporose e alteração da fertilidade masculina.
Impactos da baixa testosterona na qualidade de vida
Assim como a baixa testosterona traz impactos na saúde, também pode afetar a qualidade de vida. Os sinais da condição já trazem essa alteração no bem estar geral do paciente.
A deficiência do hormônio no organismo, como vimos, traz mudanças na aparência física, mexe com a saúde mental e com a libido do paciente. Questões que irão afetar direta e indiretamente a qualidade de vida.
Diagnóstico
O diagnóstico de baixa testosterona é realizado por meio de exames de sangue.
Eles vão medir os níveis do hormônio no organismo ao longo do dia. A condição é confirmada quando os níveis sanguíneos de testosterona ficam abaixo do normal, ou seja, inferior a 200 ng/dL.
Qual o tratamento para baixa testosterona?
O tratamento para hipogonadismo é feito com a reposição hormonal.
A suplementação de testosterona pode ser prescrita de diferentes maneiras, como por aplicações intramusculares, adesivos, tabletes, entre outras.
O importante é que o tratamento seja indicado e acompanhado por um médico, pois possui efeitos colaterais e pode trazer outros problemas de saúde, como pressão alta, infertilidade e colesterol alto.
A clínica Regina Ortega te ajuda com a testosterona baixa!
O médico especialista indicado para o tratamento da baixa testosterona é o endocrinologista. Ele é quem vai avaliar seu quadro, solicitar os exames necessários para confirmar a condição e iniciar o tratamento com segurança, se necessário.
Aqui na Clínica Regina Ortega nós temos profissionais especializados para cuidar da sua saúde, os exames para detectar o hipogonadismo e o melhor tratamento para você.
Agende uma avaliação médica e cuide da sua saúde!