Muitas pessoas ainda se questionam se o spray nasal é um amigo ou inimigo da saúde. Mas, apesar dessa dúvida ser frequente, muitos utilizam esse medicamento de forma indiscriminada.
Isso se deve ao fato de que alguns sprays não possuem contraindicações e podem ser usados por qualquer pessoa.
Mas, esse não é o caso de todas as medicações de introdução nasal. Por isso, é necessário conhecer os tipos e quais são as indicações de cada um.
Este artigo vai sanar todas as suas dúvidas sobre o assunto, como quais são os tipos de spray nasal, as indicações de cada um e como fazer a lavagem do nariz.
Tipos de spray nasal
Existem vários tipos de sprays que são utilizados por via nasal. Alguns deles são inofensivos e não causam nenhum mal à saúde, mas outros podem conter algumas contraindicações.
Dentre os mais comuns estão:
- Compostos por soro fisiológico 0,9% ou 3%
- Corticoides anti-inflamatórios
- Descongestionantes
Spray nasal: quais são as indicações?
Soro fisiológico
O spray nasal à base de soro fisiológico 0,9% pode e deve ser usado por qualquer pessoa em qualquer período do dia.
Ele auxilia na hidratação do nariz, pode ser usado diversas vezes durante o dia e não possui contraindicações.
São muito eficientes, principalmente em climas secos, onde o ar é pouco úmido ou muito poluído.
Corticoides anti-inflamatórios
Os anti-inflamatórios compostos por corticoides são usados, principalmente, no tratamento de rinite alérgica e sinusite aguda.
Apesar de ser eficaz no tratamento dessas doenças, o uso de spray nasal anti-inflamatório deve ser indicado pelo otorrinolaringologista.
Isso porque existe uma dose correta que deve ser aplicada, e como varia de caso para caso, apenas um médico especialista pode definir.
Descongestionantes nasais
Os descongestionantes nasais são compostos por fármacos adrenérgicos, responsáveis por causar vasoconstrição na cavidade e na mucosa nasal. Esse medicamento serve para combater o inchaço que obstrui as vias aéreas.
Eles possuem efeitos imediatos e são utilizados por quem deseja aliviar o congestionamento nasal. O uso do spray descongestionante possui várias restrições, por isso, só pode ser usado em situações específicas, como no início de um resfriado ou gripe, por exemplo.
Spray descongestionante pode causar rinite medicamentosa (H4)
Um dos principais motivos pelos quais o uso de descongestionantes pode ser contraindicado é que eles causam dependência.
Além disso, quando usados por pelo menos 5 dias seguidos, esses medicamentos podem piorar o quadro de congestionamento nasal.
Dessa forma, o paciente pode ser afetado pela rinite medicamentosa, causada pelo uso excessivo de descongestionantes.
Os sintomas mais evidentes dessa condição são a obstrução nasal, o ressecamento da mucosa e presença de crostas.
Além do mais, por contrair os vasos sanguíneos e alterar o fluxo circulatório, os descongestionantes tópicos podem causar problemas cardiovasculares.
Portanto, nunca se automedique. É fundamental buscar orientação médica mesmo em casos de resfriados e gripes.
Afinal, o spray nasal serve para lavar o nariz?
Como vimos, o spray nasal à base de soro fisiológico é um excelente auxiliador na hidratação das narinas. Porém, a maioria deles não serve para lavar o nariz por completo.
Por mais que alguns tipos de spray com soro fisiológico sejam indicados para realizar a lavagem nasal, é importante observar que, em geral, o jato desses produtos não tem ação capaz de fazer uma lavagem completa (confira abaixo como fazer).
Mas é claro que sprays são práticos e podem ser levados na bolsa para aliviar os incômodos causados pelo tempo seco e também pela poluição do dia a dia, por exemplo.
Como lavar o nariz corretamente?
O soro fisiológico é o produto mais indicado para a limpeza das vias nasais. Ele pode ser inserido em utensílios que auxiliam na correta lavagem nasal. São eles:
– Seringa sem agulha;
– Squeeze (garrafinha específica para lavagem, vendida nas farmácias);
– Irrigador nasal (lembra uma lâmpada de gênio).
Na hora de aplicar, siga alguns passos simples:
- Coloque o soro no utensílio escolhido e na quantidade indicada por seu otorrino;
- Na pia do banheiro, incline-se levemente para frente e para o lado em que for começar;
- Aplique em uma narina por vez, deixando a solução entrar continuamente;
- Respire normalmente pela boca;
- Enquanto o jato é aplicado, você pode dizer “Aaaa”, como se estivesse no dentista. Isso ajuda a respirar mais facilmente;
- Ao final, se desejar, assoe levemente o nariz para limpar a secreção.
É importante lembrar de não respirar pelo nariz durante a aplicação do produto, pois pode causar engasgo ou sufocamento.
Importante
Caso você sofra com crises alérgicas frequentes e deseje utilizar um spray nasal, é fundamental procurar a orientação de um otorrinolaringologista antes de qualquer coisa.
Apenas um especialista poderá te ajudar a definir o melhor tratamento e também orientar sobre como fazer a lavagem do nariz corretamente, indicando a frequência necessária para o seu caso.
Entre em contato conosco e agende já a sua consulta. Conte com nossos profissionais!
Aliás, você também pode acessar nosso blog, que traz diversos textos sobre nossas áreas de atuação. Encontre tudo sobre a otorrinolaringologia e muitos outros temas do mundo da saúde.