(11) 5522-0313 clinica@reginaortega.com.br

Contato

A Audiometria é o principal teste a ser realizado, considerado padrão ouro da avaliação da audição, uma vez que por meio deste teste é possível definir a presença da deficiência auditiva e caracterizá-la quanto ao tipo, grau e configuração audiométrica.

Ela é fundamental para o processo de diagnóstico audiológico e determina os limiares auditivos comparando esses valores com os padrões de normalidade, usando como referência o tom puro. A audiometria tonal liminar determina a frequência (Hz) e a intensidade (dB) com que os sons podem ser detectados na faixa de 20 a 20.000 Hz.

Fonte: Tratado de Audiologia, ABA, 2ª edição, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan.

O BERA (Exame do Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico) tem o objetivo de avaliar a integridade funcional do nervo auditivo e determinar se há ou não um distúrbio na audição e seu grau. Além disso, possibilita que o médico identifique se a causa é decorrente de uma lesão no nervo auditivo, ou ainda, no tronco encefálico.

Recomendações:

  • O paciente deve comparecer à clínica com documento (no caso do atendimento pelo convênio, deve apresentar o cartão válido)
  • O exame é realizado somente com pedido médico
  • Há necessidade de apresentar resultado de audiometria anteriores no dia do exame.
  • De preferência, o paciente não deve estar com dor ou secreção no canal do ouvido no dia do exame

Atenção:

A Clínica Regina Ortega não realiza este exame com sedação. No caso de crianças pequenas ou que não colaboram com a realização do exame, recomendamos a marcação de horários em que a criança esteja dormindo. Em alguns casos, o exame pode não ser realizado.

Atenção:

A Clínica Regina Ortega não realiza este exame com sedação. No caso de crianças pequenas ou que não colaboram com a realização do exame, recomendamos a marcação de horários em que a criança esteja dormindo. Em alguns casos, o exame pode não ser realizado.

O paciente deve comparecer à clínica com documento (no caso do atendimento pelo convênio, deve apresentar o cartão válido)

Indicado para a avaliação de diversas doenças como rinite, sinusite, desvio de septo, adenoide, ronco e distúrbios de deglutição, geralmente é um exame solicitado na admissão de profissionais da voz (principalmente professores), porém também é importante para avaliação e acompanhamento de operadores de telefonia ou telemarketing, cantores, locutores de rádio, apresentadores de TV, pastores, vendedores, atendentes de público em geral e demais profissionais que dependem diretamente de uma boa qualidade vocal em suas atividades diárias.

Esse exame tem como objetivo avaliar as vias aéreas superiores, é realizado através de uma fibraótica introduzida pelas narinas sendo capaz de observar alterações da anatomia (formato) das fossas nasais, faringe e laringe além de observar o funcionamento dos mesmos.  É um exame que normalmente não apresenta dor para sua realização e pode ser utilizado um anestésico tópico previamente.

O exame provoca um incômodo discreto e costuma ser bem tolerado, até mesmo por crianças

É necessário acompanhante somente no caso de menores de 18 anos.

O exame dura em média 10 minutos.

Na Clínica Regina Ortega não realizamos os exames #Nasofibroscopia #Laringoscopia sob sedação.

xame Otoneurológico

Trata-se de um conjunto de exames que servem para avaliar a função do órgão do equilíbrio (labirinto e orelha interna) e sua interligação com o sistema da visão. Necessita de uma avaliação auditiva prévia recente, até 6 meses, e em alguns casos ela pode ser realizada até no mesmo dia do exame.

Durante o exame o órgão do equilíbrio é estimulado podendo ou não ocasionar um pouco de tontura no paciente que em raros casos podem impedir a continuidade do exame,por conta disso é aconselhável vir acompanhado ao exame e não vir dirigindo.

Preparo

02 dias antes do exame                      

  • Não tomar medicamentos para tontura, labirintite ou enjoo (ex: cinarizina, flunarizina, escopolamina, clonazepam, diazepam, Meclin, Dramin, vertix, labirin);
  • Use apenas medicamentos de uso contínuo (coração, pressão alta, diabetes, anticonvulsivos, anticoncepcionais)
  • Não tomar bebidas alcoólicas, energéticos, café, chás mate ou preto, refrigerantes
  • Não consumir chocolates.

 01 dia antes do exame

  • Não tomar chá preto, chá mate, café, chocolate, bebida alcoólica e não fumar.

No dia do exame

  • Não tomar chá preto, chá mate, café, chocolate, bebida alcoólica e não fumar.
  •  Não realizar o exame em jejum;
  • Fazer refeições leves até 2 horas antes do exame (não ingerir alimentos ou tomar líquidos nas 2 horas anteriores ao exame);
  •  Não usar creme no rosto, maquiagem e lentes de contato (substituir por óculos

Importante: Organize-se para ficar na clínica até 1H30 para realização de todos os testes

Avaliação do Processamento Auditivo Central

Tempo de realização:

As vezes e necessário 2 sessões .

Preparo:

O paciente precisa estar descansado.

Orientações:

É necessário realizar previamente a audiometria tonal, audiometria vocal e imitanciometria.
Os pacientes que não farão audiometria tonal, audiometria vocal e imitanciometria na Clinica Regina Ortega, devem trazer uma cópia destes exames.
É imprescindível que os exames audiológicos sejam recentes .
Caso seja reteste, trazer exames anteriores.

Este exame avalia a capacidade do indivíduo em processar os sons ambientais e os sinais de fala, recebidos pelo seu órgão auditivo mais externo até a compreensão pelo córtex cerebral.
Em outras palavras, seria fazer uma avaliação de como os sons, de um modo geral, estão sendo processados (compreendidos) na mente humana.

Sinais comuns de distúrbios de processamento auditivo central (DPAC):

  • Indivíduo que tem audição normal, mas não entende o que está sendo dito

  • Respostas inconsistentes para as instruções verbais  

  • Dificuldade no aprendizado da escola

  • Períodos curtos de atenção, facilmente de cansam em atividades longas ou complexas

  • Pedem para repetir a informação com freqüência (ã??)

  • Não conseguir isolar sons da palavra ou fazer rimas

  • Crianças com histórico de otites médias no primeiro ano de vida, ou mesmo de rinites alérgicas (disfunção tubária)

  • Dificuldades em localizar com precisão a fonte sonora

  • Dificuldade em memorizar informações verbais (não decoram dias da semana, meses do ano, telefone, alfabeto, músicas, etc)

  • Distraem-se com facilidade por causa de qualquer outro estímulo (visual, auditivo, etc)

  • Desorganização e desatenção no cotidiano.

Os Testes Cutâneos-Alérgicos de leitura imediata são testes realizados para diagnóstico de alergias respiratórias e alimentares. Conhecido também como Teste Alérgico de Leitura Imediata ou Prick Test tem resultado rápido (em até 30 min). O teste é aplicado no antebraço com os alérgenos indicados para cada paciente.

Preparo para a realização do exame

Visando a realização do exame nos parâmetros de qualidade esperados, algumas medicações que podem alterar o resultado do exame devem ser suspensas antes do dia do Teste Alérgico:

. O antialérgico Cetotifeno (Zaditen) por 30 dias

. Corticóides tópicos no antebraço (cremes e pomadas) e Corticóides Orais por 07 dias

. Antialérgicos em geral devem ser interrompidos 07 dias antes do exame (montelair, singulair, piemonte, loratadina, fexofenadina, levocetirizina, hixizine, polaramine, alegra, alexofedrin, claritin…), inclusive antigripais (trimedal, coristina, decongex plus, naldecon…)

. Não usar perfumes, cremes e pomadas tópicas no antebraço no dia do exame

 . Não há necessidade de jejum para a realização do teste