(11) 5522-0313 clinica@reginaortega.com.br

Contato

Cirurgia de desvio de septo: saiba quando fazer e como funciona o procedimento

Você sabe do que se trata o septo?

Ele é uma parte do nosso corpo feita de ossos e cartilagem, ele tem a importante função de separar uma narina da outra, formando assim uma espécie de parede. Não precisa ficar assustado, pois o desvio de septo é uma condição bastante comum e nada mais é do que o desalinhamento dessa parede.

Sua formação tem mais de uma causa. Veja quais são abaixo:

  • Malformações durante o crescimento do feto;
  • Problemas durante o trabalho de parto ou pelo uso de fórceps;
  • Traumas ocorridos na infância;
  • Quando as estruturas do septo crescem mais do que o espaço disponível para elas no nariz e acabam desviando para “caber” no interior do órgão.

Existe a possibilidade de uma pessoa realizar a intervenção para tratar do quadro e para saber quem se encaixa nesse perfil, continue lendo este artigo.

Quando devo fazer a cirurgia para desvio de septo

O procedimento para tratar do desvio de septo é indicado para aqueles pacientes que apresentam manifestações clínicas envolvidas, como dificuldade para respirar. Essa opção não costuma ser muito ofertada pelos médicos, já que não são todos os pacientes que apresentam a necessidade para tal cirurgia.

Agora se o tratamento cirúrgico realmente é necessário, existem alguns fatores importantes que devem ser respeitados.

A cirurgia só é indicada para pessoas acima de 16 anos, afinal, nessa idade a fase de crescimento do septo já foi totalmente encerrada. Porém essa realidade pode mudar caso tenha uma criança com muitas dificuldades respiratórias por conta do desvio, sendo assim, a cirurgia pode ser feita mais cedo.

Pacientes que possuem desvio de septo e constantemente apresentam problemas com roncos, dores de cabeça, respiração oral e apneia do sono, também podem passar pela cirurgia para tratar desses problemas.

Como funciona o procedimento

Apesar do procedimento ser considerado uma cirurgia simples, é necessário que o paciente fique de repouso pelo menos durante duas semanas após a intervenção.

Durante a cirurgia, o paciente fica sob efeito de anestesia geral. O procedimento costuma durar no máximo duas horas, caso não tenha nenhuma complicação o indivíduo pode voltar para casa na manhã seguinte.

Ao contrário do que muitos pensam, o pós operatório é indolor. O paciente sentirá apenas um inchaço na região operada

O método mais usado é através de um corte interno feito no muco pericôndrio, parte responsável por revestir o septo pelos dois lados. O corte é feito para conseguir remover uma parte do osso e cartilagem e depois de removidos, o canal é reconstruído. Esse procedimento irá deixar o septo reto e sem danificações nasais.

A estética do nariz muda?

Caso você só realize a cirurgia com o objetivo de tratar o desvio de septo, após a cirurgia ele continuará no mesmo formato que era antes, afinal, as alterações feitas foram todas internas.

Nos primeiros dias pós cirurgia pode haver um leve inchaço na entrada do nariz por conta do atrito com os instrumentos e câmera utilizados no procedimento e é algo normal de se acontecer. O inchaço pode vir acompanhado de sensibilidade e pequenos desconfortos, mas com os dias passará.

Caso a cirurgia não for feita junto com uma rinoplastia, não haverá alterações na estética.

Riscos da cirurgia de desvio de septo

Essa é considerada como uma das cirurgias mais seguras, então fique tranquilo, pois as chances de acontecer alguma complicação nesta cirurgia são bem pequenas. Mas como nenhum procedimento é 100% seguro, existem alguns quadros raros que podem acontecer no pós operatório ou durante a cirurgia de desvio de septo.

Veja abaixo quais são eles:

  • Hemorragias nasais;
  • Perfurações septais;
  • Infecções.

As chances de acontecer alguma infecção no pós operatório são bem baixas, já que o médico costuma prescrever antibióticos para serem tomados na dosagem e no período certo

Caso você possua desvio de septo e tenha tido dificuldades iguais às citadas no texto, entre em contato conosco. Estaremos dispostos a te ajudar no tratamento

Faça os seus exames necessários, receba o diagnóstico e realize o tratamento de forma correta. Use nosso conteúdo para te ajudar a solucionar um problema que pode ser tratado com antecedência.

Nós, da Clínica Regina Ortega, somos especialistas em otorrinolaringologia! Conheça um pouco mais sobre o nosso trabalho por meio de nossas redes sociais.

Em nosso blog você encontra diversos conteúdos relacionados a assuntos como: otorrinolaringologia, alergologia, pediatria e fonoaudiologia.

Acesse o blog e fique por dentro de todos os conteúdos.