(11) 5522-0313 clinica@reginaortega.com.br

Contato

dieta low carb

Será que a dieta Low Carb pode ajudar pessoas com diabetes?

A dieta low carb é um estilo de vida que tem como objetivo melhorar sua saúde de forma geral, seja para o objetivo de emagrecimento ou para reduzir o consumo de carboidratos refinados em pacientes que tenham ou queiram evitar doenças crônicas como o diabetes. Em sua essência, a dieta low carb ajuda muito no funcionamento adequado do nosso organismo, já que alimentos ricos em  carboidratos refinados  acarretam no aumento do índice glicêmico,  nas desordens metabólicas e potencializam quadros como o de diabetes, obesidade e esteatose hepática – acúmulo de gordura no fígado.

Neste blog, você verá o que é, quais são os benefícios da dieta low carb e, além disso, entenderá melhor se pacientes que possuem diabetes podem adotá-la no cotidiano. Confira a seguir.

O que é a dieta low carb?

Esse estilo de alimentação consiste na diminuição considerável de alimentos ricos em carboidratos e no aumento do consumo de alimentos ricos em fibras e proteínas a fim  de reduzir o excesso de açúcares, sal, gordura que fazem mal para a sua saúde.

Em uma alimentação normal, os carboidratos correspondem a cerca de 50% a 55% dos nutrientes ingeridos. Não existe uma porcentagem exata de carboidratos que possam ser consumidos na dieta, porém, mesmo com uma pequena redução já é possível observar seus resultados.

Quais são os benefícios da dieta low carb?

Conforme mencionamos no começo deste blog, esta dieta auxilia na queda do índice glicêmico devido a baixa ingestão de carboidratos. Com isso, o nível de açúcar no sangue também diminui e a gordura armazenada em excesso no corpo é eliminada, resultando em perda de peso.

Conheça outros benefícios que a dieta low carb trará para a sua vida:

  • Controlar a fome;
  • Diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue;
  • Ajudar no controle da diabetes;
  • Melhorar o funcionamento do intestino;
  • Favorecer a perda de peso;
  • Combater a retenção de líquidos;
  • Aumento massa muscular.

O fato de controlar a diabetes se destaca, principalmente por essa doença não ter cura. Mas, para relacionarmos a dieta low carb com a diabetes, é preciso que você entenda um pouco sobre os tipos da doença.

Tipos de diabetes

Apesar de ser um nome comum falado na sociedade, poucas pessoas sabem que existem dois tipos de diabetes e, mesmo que sejam separadas apenas por um número, elas são extremamente distintas, veja a seguir:

  • Tipo 1

Este tipo surge devido a um defeito no sistema imunológico, que ataca as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina. Isso impede que o pâncreas possa desempenhar a sua função corretamente, prejudicando o organismo.

  • Tipo 2

O diabetes tipo 2 vem aumentando muito nos últimos anos. Ela, normalmente, se desenvolve na fase adulta, resultante de alterações no estilo de vida, como alimentação inadequada e sedentarismo. 

Mas afinal, a dieta Low Carb pode ajudar pessoas com diabetes?

Para, enfim, sanar essa dúvida, um estudo da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Linköping, na Suécia fez uma série de testes com dois grupos de pacientes obesos e com diabetes tipo 2 e revelou que aqueles que diminuíram significamente o consumo carboidratos tiveram uma grande melhora em seu estado nutricional, principalmente com relação à inflamação das células.

Além disso, uma alimentação baseada na redução dos carboidratos promove melhoria na síndrome metabólica, auxiliando as pessoas a perderem peso, reduzirem a ingestão de medicamentos e, até mesmo, na remissão da diabetes.

“Eu tenho diabetes tipo 1, posso fazer a dieta?”

Apesar de trazer excelentes resultados para pacientes com diabetes tipo 2, a Sociedade Brasileira de Diabetes não recomenda dietas com baixa ingestão de carboidratos para quem tem o tipo 1 da doença, especialmente entre crianças e adolescentes.

Esse procedimento pode trazer sérios riscos para os adolescentes e crianças por conta da pouca quantidade de carboidratos, uma vez que cortar o consumo de carboidratos pode afetar o crescimento.

Já em adultos, é necessário buscar ajuda e orientação de um profissional capacitado que te indique uma dieta adequada para que o seu sistema imunológico não seja afetado gravemente. 

Considerações finais

Incluindo a dieta low carb aos poucos, as melhorias dos níveis glicêmicos serão surpreendentemente positivas para você, entretanto, lembre-se que o extremismo pode afetar negativamente a sua saúde.

Por isso, procure um profissional especializado para realizar esta dieta da maneira correta e evite fazer por conta própria, sua saúde vale muito e precisa de atenção.

Conte com os profissionais da Clínica Regina Ortega para cuidar da sua saúde. Confira em nosso site quais são os convênios associados e agende sua consulta.