Você não sabe quando é recomendado o uso de aparelho auditivo? Então vamos conversar sobre esse assunto.
Os aparelhos auditivos são fundamentais para o dia a dia de muitas pessoas que têm perda de audição. Entretanto, ainda existem algumas dúvidas e receios quanto a sua utilização, e isso sempre deve ser esclarecido com profissionais especializados.
Para começar, vamos te ajudar a entender quando o uso de aparelho auditivo é recomendado. Vamos lá?
Afinal, quando é recomendado o uso de Aparelho Auditivo?
O uso de aparelho auditivo melhora a clareza dos sons e proporciona diversos outros benefícios.
Podemos citar, por exemplo, a melhoria na comunicação, no estilo e na qualidade de vida, além do aumento nos estímulos de conexões neurais.
Ao sentir algum desconforto constante ou dificuldade de ouvir e zumbidos no ouvido, o primeiro passo é procurar um otorrinolaringologista e agendar uma consulta a fim de diagnosticar e tratar possíveis problemas que podem ter relação direta com os ouvidos.
Além disso, é ele quem vai analisar se é recomendado o uso de aparelho auditivo para o seu caso.
Geralmente, o uso desse tipo de aparelho eletrônico é indicado para:
- Tumor no ouvido;
- Sequelas da otite crônica;
- Problemas de audição causados por desgaste no sistema auditivo;
- Presbiacusia, em que acontece degeneração das células do ouvido devido ao envelhecimento;
- Alteração das estruturas auriculares, que pode ser causada por um traumatismo ou por uma doença;
- Deterioração das células do sistema auditivo, decorrente do excesso de ruídos, do trabalho ou de músicas muito altas.
Atente-se aos sinais de perda auditiva
Os primeiros sinais de perda auditiva não podem ser ignorados, pelo menos se você não quiser que se torne um problema ainda maior.
Portanto, o ideal é que você não ignore os seguintes sintomas:
- Zumbido no ouvido;
- Perda de clareza dos sons;
- Necessidade de aumentar volume do celular, TV, rádio, e outros dispositivos;
- Necessidade de se isolar para evitar desgastes estimulados pela dificuldade de se comunicar;
- Dificuldades ao falar no telefone, ouvir campainhas ou conversar em ambientes mais barulhentos.
Você já sentiu ou vem sentindo algum destes sintomas ou percebeu que algo está incomodando você e as pessoas com quem você tem contato? Não ignore, consulte um otorrinolaringologista. Ele vai te instruir sobre como aliviar os sintomas e, principalmente, dizer quando é recomendado o uso de aparelho auditivo.
A utilização do dispositivo pode ser indicada para qualquer grau ou estágio de doença, desde que o problema esteja afetando diretamente a qualidade de vida do paciente.
Porém, muitas pessoas ainda adiam a procura por um tratamento que solucione seus problemas auditivos, e isso se deve a diversos motivos.
O preconceito existente pelo fato de muitas pessoas considerarem que condições auditivas são problemas da velhice e a ideia de que o aparelho é um inimigo da estética fazem com que a consulta seja adiada, com isso o grau de gravidade da patologia tende a aumentar com o passar do tempo.
Como saber quando é necessário utilizar aparelho auditivo?
Para descobrir se é recomendado que você faça o uso de aparelho auditivo, é preciso realizar alguns testes indicativos ou procurar diretamente um profissional da área.
A melhor forma de descobrir isso, sem sombra de dúvida, é contar com a ajuda de pessoas especializadas.
Apenas elas poderão diagnosticar o seu problema e indicar o método mais eficiente para restaurar a sua saúde auditiva. Até porque, nem sempre o mais indicado é usar um aparelho auditivo, visto que existem doenças que precisam de outras técnicas de intervenção para que haja sucesso no tratamento.
Por isso, o médico irá solicitar alguns exames de audição que permitirão identificar o seu grau de perda auditiva.
Além disso, ele poderá avaliar o quanto o problema causa impactos no seu dia a dia e determinar o melhor jeito de melhorar esta situação.
Tipos de aparelho auditivo
Existem diversos tipos e modelos de aparelho auditivo. Quem determina qual deles é o mais indicado é um médico especialista em otorrinolaringologia e fonoaudiologia, de acordo com os resultados dos exames e com as particularidades de cada paciente.
Os principais modelos de aparelho auditivo são:
- Retroauricular (BTE): esse é o mais comum, usado na parte superior externa da orelha e ligado ao ouvido por um fino tubo que conduz o som. Possui controles internos de programação, que permitem a regulagem de volume, e também um compartimento para as pilhas;
- Intracanal profundo (RITE): o menor modelo disponível atualmente, possui tecnologia digital e é de uso interno, pois se encaixa totalmente dentro do canal auditivo, tornando-se praticamente imperceptível quando está sendo usado. Além disso, ele é fácil de se adaptar a pessoas com perda de audição leve ou moderada;
- Intracanal (ITE): de uso interno, o aparelho é fixado dentro do canal auditivo. A sua fabricação é específica para a pessoa que vai usar, já que é feito com base em um molde do ouvido. Pode ter controle interno ou externo com botão de volume e programação para controle da função, além do compartimento de pilha.
Ainda com dúvidas sobre o assunto? Não se desespere! Entre em contato agora mesmo com a Clínica Regina Ortega e agende sua consulta.
Aliás, você também pode explorar o nosso Blog e ficar por dentro de qualquer assunto sobre saúde, otorrinolaringologia, fonoaudiologia e muito mais!